Instituto Pensar - Moda e Política: novo quadro de entrevistas estreia nesta quinta

Moda e Política: novo quadro de entrevistas estreia nesta quinta

por: Ana Paula Siqueira 


Estreia, nesta quinta-feira (8), o novo quadro de entrevistas Socialismo Criativo Entrevista ? Moda e Política. A cada 15 dias um convidado vai abordar as principais questões que envolvem o mundo da moda com olhar político sobre o que se passa em toda a cadeia de produção ? do plantio do algodão até o vestir um corpo. Sempre às 19h, no Facebook do Socialismo Criativo.

As entrevistas serão feitas pela secretária de redação do site Socialismo Criativo, Iara Vidal. A jornalista é pesquisadora independente dos encontros da moda com a política e representa o movimento Fashion Revolution em Brasília. Ela é ativista para que a produção da moda seja justa, ética e consciente. E que preze pelas pessoas e pela natureza acima do lucro.

O primeiro convidado é o historiador, professor, educador popular, youtuber podcaster Jones Manoel. Ele também assina a coluna ?Jones Manoel e a Revolução Brasileira? no Socialismo Criativo, em um espaço em que aborda os caminhos revolucionários a partir do ponto de vista da juventude marxista brasileira.

O tema da primeira live é "A causa uigur e a moda?.

Minoria muçulmana chinesa

A China é responsável por 16% da produção mundial de algodão. Grande parte desse cultivo é feito na região autônoma de Xinjiang, localizada na região noroeste do país e onde a maioria da população é da etnia uigur, uma minoria muçulmana.

Estados Unidos (EUA), Reino Unido e União Europeia acusam o governo chinês de violar os direitos humanos contra uigures, com acusações que vão de trabalho forçado a genocídio. A China nega.

O algodão é a fibra natural mais utilizada pela indústria têxtil no mundo. Além de ser responsável por quase um quinto de toda a produção algodoeira mundial, a China também é um grande polo de moda. Em plena pandemia, em 2020, foi o único país onde o luxo manteve o crescimento.

EUA no vale-tudo contra a China

Em agosto de 2018 Gay McDougall, então membro do departamento de direitos humanos da ONU, afirmou que havia dois milhões de uigures em campos de concentração em Xinjiang. A afirmação não foi seguida por nenhuma prova, física ou material.

Leia tambémSobre Xinjiang: os Estados Unidos e sua fábrica de mentiras ? por Elias Jabbour

Revolução na moda

Fashion Revolution, como o próprio nome sugere, dedica-se a uma revolução na moda. Trata-se de um movimento global presente em 92 países, formado para questionar e discutir os impactos dessa indústria na vida das pessoas e para lutar por uma transformação no mercado fashion. A iniciativa foi criada após a tragédia causada pelo desabamento do edifício Rana Plaza, em Daca, capital de Bangladesh, em 24 de abril de 2013.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: